Entre em contato conosco

(16) 98113-4148

Limpeza regular do ar condicionado pode evitar alergia


Equipamento deve ser limpo de seis em seis meses; veja dicas de médico de como evitar poeira e ácaro dentro de casa.
 
Para muitas pessoas, o ar condicionado é quase indispensável. Seja em casa ou no trabalho, o aparelho fica ligado o tempo inteiro, principalmente em dias de calor. Mas os especialistas alertam: mais importante do que o conforto é a saúde de quem convive com um equipamento sujo. Uma alergia pode ser um dos sinais indicando que já passou do tempo de fazer a limpeza.
A limpeza do filtro também é uma alternativa que pode prolongar a vida útil do aparelho.
 
SAÚDE
Tosses, crise de espirros, coriza e coceira na garganta são alguns sintomas da alergia. Problemas respiratórios podem ser causados por uma série de fatores e alguns são fáceis de evitar, como é o caso da limpeza do ambiente. Cortinas e sofás juntam muita poeira e, em época de chuva, a parede tem facilidade para mofar. Por isso é importante ficar atento aos sinais de sujeira.
 
O médico Corintho Viana dá algumas dicas: “Em vez de varrer, o ideal é passar um pano úmido, que absorve a poeira. O colchão, travesseiros e lençóis devem ser trocados pelo menos duas vezes por semana. O colchão deve ser colocado no sol, porque mata o ácaro, aquele bichinho que dá alergia.” Segundo ele, a fumaça é uma das piores coisas para os alérgicos: “Se tiver algum parente que fume, peça para ele fumar fora de casa”.
 
A alergia não tem cura, mas tem controle. “Com a maturidade, você controla sua alergia. Outras podem até aparecer, mas uma criança alérgica será um adolescente muito menos alérgico. Mas, às vezes, é preciso realmente recorrer a um tratamento com medicamentos”, diz o médico.